projetos finalistas do prémio IN3+
3ª edição
HIGHLIGHT
The Outstanding Light Interaction of High-index Dielectric Nanoparticles: A Market-attractive Path for Photonic Authentication
A presente ideia propõe a criação de uma tinta oticamente variável (OVI) sem precedentes, baseada em nanoestruturas de óxido de titânio. Este material, de baixo custo, amigo do ambiente, inerte e abundante na Terra, está presente no nosso dia-a-dia, pois muitas das superfícies e itens com pigmentação branca contêm este composto.
A maior vantagem das estruturas propostas está relacionada com o facto de serem partículas à nanoescala, compostas por um material de elevado índice de refração, o que permite uma forte interação com a luz a frequências de ressonância sintonizáveis na gama do UV-visível.
Propõe-se a criação de uma tinta OVI inovadora, de baixo custo e facilmente escalável, que poderá ser usada, por exemplo, na impressão de documentos e selos de segurança, apresentando a possibilidade única de variação ótica visível ou invisível ao olho humano. Prevê-se que esta tecnologia seja rapidamente comercializável no mercado de anti-contrafação que está a crescer globalmente a uma taxa anual de 20%.
AICeBlock
Artificial Intelligence Certification through the Blockchain
A ideia propõe o desenvolvimento de uma plataforma, sustentada em blockchain, que permita fomentar a confiança em aplicações de base em Inteligência Artificial através da sua certificação.
Até ao momento, a utilização deste tipo de modelos “inteligentes” em áreas críticas (como condução autónoma, diagnóstico assistido por computador, e outras tecnologias emergentes) tem implicações que dificultam a sua adoção. Assim, a plataforma proposta assenta na criação de uma base sólida, atualmente em falta ou inexistente, que permite que as previsões dos modelos sejam interpretáveis, rastreáveis e auditáveis.
Sistema de pagamentos offline baseado em blockchain
Propõe-se neste projeto um sistema capaz de receber pagamentos baseado em blockchain que não requer que o sistema recetor de pagamento esteja conectado a uma rede de dados para processar a transação, contudo, mantendo o mesmo nível de segurança e controle de sistemas com ligação contínua à rede. Permite o desenvolvimento de moedas digitais que trabalham de forma offline, sistemas de pagamento resilientes quando incapazes de aceder a uma rede de dados ou intermitência da mesma e explora novas aplicações que podem ser desenvolvidas baseadas em conceitos de dinheiro eletrónico e blockchain.
MOBA
Multimodal Ocular Biometric Authentication
Esta ideia pretende desenvolver um framework, baseado em inteligência artificial, para gravar, extrair e fundir três tipos de informação biométrica ocular, aplicado à autenticação de pessoas.
As informações biométricas a usar são o padrão da íris, a estrutura da retina com padrões estocásticos gerados pelos vasos sanguíneos e o reflexo luminoso pupilar (relacionado com a contração da pupila). Esta solução é a primeira solução conhecida que integra estas três variáveis biométricas.
A solução está baseada em smartphones que serão acoplados a um dispositivo externo, já desenvolvido pela equipa do projeto, e que se mostrou capaz de adquirir imagens estáveis do olho humano, necessárias para a correta autenticação de pessoas.
IDINA
Identidade Digital Inclusiva Não-Autoritativa
A ideia visa o desenvolvimento de uma plataforma de Identidade Digital Não-Autoritativa que poderá ser implementada e amplamente utilizada em países que não possuem sistemas centrais de identificação do Estado para todos os seus cidadãos.
Desta forma, pretende-se desenvolver mecanismos que permitam a representantes de instituições credíveis como escolas, instituições de saúde, autoridades locais, atestar o nascimento e a vivência de cidadãos a partir de vários eventos como vacinação e ingresso no ensino. Esta plataforma poderá, posteriormente, integrar ou mesmo assumir o papel de registo Autoritativo.