O FUTURO É CONSTRUIDO COM IDEIAS QUE NOS INSPIRAM E GERAM MUDANÇA COM INOVAÇÃO. ESTES FORAM OS PROJETOS VENCEDORES.

IDINA – Identidade Digital Inclusiva Não Autoritativa

1º Lugar

Uma ferramenta com grande utilidade em a zonas remotas de alguns países, que não têm as infraestruturas que permitam a creditação dos seus cidadãos, dando a autoridade necessária a instituições credíveis, como escolas, instituições de saúde, autoridades locais, etc., para atestar o nascimento e a vivência de cidadãos a partir de eventos como a vacinação ou ingresso no ensino. Em alguns países, esta plataforma poderá, posteriormente, integrar ou até assumir o papel de registo Autoritativo, cumprindo uma premissa das Nações Unidas: todo o cidadão possuir um cartão de identificação válido.

Apresentação do testemunho

AICeBlock – Artificial Intelligence Certification through the Blockchain

2º Lugar

Apresentação do testemunho

Propõe o desenvolvimento de uma plataforma, sustentada em blockchain, que permite fomentar a confiança em aplicações de base em Inteligência Artificial através da sua certificação. Com esta solução será possível interpretar, rastear e auditar as previsões dos modelos “inteligentes” usados em áreas como a condução autónoma ou diagnóstico por computador.

HIGHLIGHT

3º Lugar

Apresentação do testemunho

Foca-se na nanotecnologia com o desenvolvimento de uma tinta que permite manipular a luz, dando a possibilidade única de variação ótica visível ou invisível ao olho humano. De acordo com os criadores, este produto poderá ser muito útil ao mercado de anti-contrafação, por exemplo para aplicar em todo o tipo de documentos e selos de segurança.