AICeBlock
Até ao momento, a utilização deste tipo de modelos “inteligentes” em áreas críticas (como condução autónoma, diagnóstico assistido por computador, e outras tecnologias emergentes) tem implicações que dificultam a sua adoção. Assim, a plataforma proposta assenta na criação de uma base sólida, atualmente em falta ou inexistente, que permite que as previsões dos modelos sejam interpretáveis, rastreáveis e auditáveis.
Equipa promotora
liderada pelo Dr. André Carreiro, é composta por:
André Carreiro
André Carreiro, PhD em Eng. Biomédica, tem um diverso e largo conjunto de interesses, desde Aprendizagem Profunda para Dados Multimodais a Inteligência Artificial Explicável. Procura permanentemente novas formas de providenciar valor além de desempenho de algoritmos, para o suporte à decisão em áreas como Manufatura, Saúde e Segurança. Extremamente curioso, tenta manter-se a par com as tendências em IA e inspirar a equipa com ideias inovadoras.
Filipe Soares
Filipe Soares, PhD, é um Cientista Sénior especialista em visão computacional e sistemas inteligentes aplicados a Saúde, Agricultura e Retalho. É um engenheiro de inovação com mérito reconhecido, que não se nega a grandes desafios, com a capacidade de aprender novos conceitos muito rapidamente, antecipar problemas, encontrar soluções, e liderar equipas apaixonadamente. Recentemente, tem-se focado em empreendedorismo e processos de ciclo de vida de software baseado em Inteligência Artificial e requisitos de qualidade para estandardização.
João Gonçalves
João Gonçalves é um Investigador focado em resolver problemas reais através da aplicação de técnicas avançadas de visão computacional e aprendizagem automática, incluindo redes neuronais profundas consideradas estado-da-arte. O seu largo espetro de interesses inclui ainda o equipamento de aquisição de imagem, bem como tecnologias baseadas em blockchain, para aplicação em indústrias como Agricultura, Retalho e Saúde.
Entidade Promotora em que se insere a
equipa de investigação:
A missão da Fraunhofer Portugal de realizar investigação aplicada de utilidade direta para empresas privadas e públicas e de amplo benefício para a sociedade, materializa-se atualmente através do Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (FhP-AICOS), localizado no Porto e criado em 2009 no seguimento de uma parceria entre a Fraunhofer Society (Fraunhofer Gesellschaft), a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Porto.
Com uma equipa de mais de 80 investigadores contratados e uma carteira de clientes nas mais diversas áreas, como saúde, agricultura, retalho ou energia, a FhP-AICOS consolidou competências em Human-Centered Design (Design Centrado no Ser Humano), Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-Físicos.
A análise do utilizador nos seus ambientes, visão computacional, sistemas cognitivos e de apoio à decisão e a Internet das coisas (Internet of Things) são alguns dos campos de estudo da AICOS. Focada na pesquisa aplicada e no sucesso de seus clientes, a AICOS desenvolve soluções tecnológicas inovadoras, intuitivas, acessíveis e omnipresentes, com soluções cognitivas ligadas, vivendo e envelhecendo com dados, inteligência artificial responsável e tecnologia descentralizada de saúde. O histórico do FhP-AICOS em colaborações institucionais e comerciais construiu uma ampla rede de parceiros. Desde 2009, esteve envolvida em 10 projetos europeus e estabeleceu parcerias com mais de 150 organizações em 31 países.