IDINA

A ideia visa o desenvolvimento de uma plataforma de Identidade Digital Não-Autoritativa que poderá ser implementada e amplamente utilizada em países que não possuem sistemas centrais de identificação do Estado para todos os seus cidadãos.

Desta forma, pretende-se desenvolver mecanismos que permitam a representantes de instituições credíveis como escolas, instituições de saúde, autoridades locais, atestar o nascimento e a vivência de cidadãos a partir de vários eventos como vacinação e ingresso no ensino. Esta plataforma poderá, posteriormente, integrar ou mesmo assumir o papel de registo Autoritativo.

Equipa promotora

João Marco Silva

João Marco Silva

João Marco Silva é investigador auxiliar no INESC TEC, professor convidado na Universidade do Minho e visiting fellow na Universidade das Nações Unidas (Unidade Operacional em Governação Eletrónica, UNU-EGOV). Os seus interesses atuais de investigação são em Segurança Informática, Redes de Computadores e Identidade Digital.

Vítor Fonte

Vítor Fonte

Vítor Fonte é investigador sénior no INESC TEC, professor auxiliar na Universidade do Minho e adjunto na Universidade das Nações Unidas (Unidade Operacional em Governação Eletrónica, UNU-EGOV). Os seus interesses atuais de investigação são em Sistemas Distribuídos Confiáveis, Segurança Informática e Identidade Digital.

António Sousa

António Sousa

António Sousa é investigador Sénior no INESC TEC, professor auxiliar na Universidade do Minho e co-coordenador do Centro de Investigação em Software Confiável – HASLAB. Os seus interesses atuais de investigação são em Sistemas Distribuídos Confiáveis e Identidade Digital.