MOBA

Esta ideia pretende desenvolver um framework, baseado em inteligência artificial, para gravar, extrair e fundir três tipos de informação biométrica ocular, aplicado à autenticação de pessoas.

As informações biométricas a usar são o padrão da íris, a estrutura da retina com padrões estocásticos gerados pelos vasos sanguíneos e o reflexo luminoso pupilar (relacionado com a contração da pupila). Esta solução é a primeira solução conhecida que integra estas três variáveis biométricas.

Equipa promotora

liderada pelo Dr. Filipe Soares, é composta por:

Filipe Soares

Filipe Soares

é um Cientista Sénior PhD, especialista em visão computacional e sistemas inteligentes aplicados à Saúde, Agricultura e Retalho. É um engenheiro de inovação premiado, que nunca tem medo de um grande desafio, com a capacidade de aprender novos conceitos rapidamente, antecipar problemas, encontrar soluções e treinar membros da equipa com paixão. Recentemente, tem-se concentrado mais em empreendedorismo e processos de ciclo de vida de software baseados em IA e requisitos de qualidade para padronização.

Ricardo Leonardo

Ricardo Leonardo

é Mestre em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Ciências da Universidade NOVA de Lisboa (FCT-NOVA), onde se destacou em visão computacional e processamento de sinais. Começou a colaborar com a Fraunhofer AICOS em 2017, com foco na aplicação de aprendizagem de máquinas a sinais de som de baixa qualidade, para inferir a localização de dispositivos em ambientes internos a partir do ruído de fundo. Ricardo continuou a sua investigação a trabalhar em soluções de posicionamento indoor baseadas em fontes de dados pervasivas, nomeadamente dados inerciais, som, sinais de RF e geomagnetismo. Tem experiência em trabalhar com fusão de dados e aprendizagem profunda aplicada à qualidade, aprimoramento e síntese de imagens, nomeadamente com imagens retinais para diagnóstico auxiliado por computador explicável.

Tudor Nedelcu

Tudor Nedelcu

é Investigador Sénior do grupo de Sistemas Inteligentes da Fraunhofer Portugal AICOS, PhD em Visão Computacional pela National University of Ireland Galway e a empresa Xperi Corporation como sócio. Começou a aplicar técnicas de visão computacional desde o seu bacharelado e continuou até ao seu mestrado e doutorado. Tem aplicado técnicas de aprendizagem profunda desde 2016, com foco em resultados académicos e no desempenho da indústria para resolver desafios do mundo real. Tudor tem experiência em análise de íris e pupila, aumento de dados e processamento de imagens.

Imagem do projeto:

Entidade Promotora em que se insere a
equipa de investigação:

A missão da Fraunhofer Portugal de realizar investigação aplicada de utilidade direta para empresas privadas e públicas e de amplo benefício para a sociedade, materializa-se atualmente através do Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (FhP-AICOS), localizado no Porto e criado em 2009 no seguimento de uma parceria entre a Fraunhofer Society (Fraunhofer Gesellschaft), a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Porto.
Com uma equipa de mais de 80 investigadores contratados e uma carteira de clientes nas mais diversas áreas, como saúde, agricultura, retalho ou energia, a FhP-AICOS consolidou competências em Human-Centered Design (Design Centrado no Ser Humano), Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-Físicos.
A análise do utilizador nos seus ambientes, visão computacional, sistemas cognitivos e de apoio à decisão e a Internet das coisas (Internet of Things) são alguns dos campos de estudo da AICOS. Focada na pesquisa aplicada e no sucesso de seus clientes, a AICOS desenvolve soluções tecnológicas inovadoras, intuitivas, acessíveis e omnipresentes, com soluções cognitivas ligadas, vivendo e envelhecendo com dados, inteligência artificial responsável e tecnologia descentralizada de saúde. O histórico do FhP-AICOS em colaborações institucionais e comerciais construiu uma ampla rede de parceiros. Desde 2009, esteve envolvida em 10 projetos europeus e estabeleceu parcerias com mais de 150 organizações em 31 países.