A TECNOLOGIA NO FEMININO
INOVAÇÃO, TRADIÇÃO E DESAFIOS
O PRÉMIO IN3+ e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda convidou todas e todos a assistir e a participar no webinar A TECNOLOGIA NO FEMININO, no dia 23.07.
Um final de tarde marcado pelo desafio lançado ao painel de oradoras para refletir sobre todos os obstáculos a serem superados pelas mulheres na indústria da inovação, num contexto em que apenas 35% dos estudantes nestas áreas, a nível mundial, são mulheres, segundo o relatório da UNESCO “DECIFRAR O CÓDIGO: Mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM)”.
O mundo das tecnologias de informação e comunicação mantém-se preponderantemente masculino, com uma desproporção entre géneros bem visível na Europa, em que 70% dos cargos são ocupados por homens, de acordo com a Comissão Europeia / Eurostat.
Esta disparidade reflete, sobretudo, a perpetuação de estereótipos sociais que ainda prevalecem nas sociedades contemporâneas e que condicionam o acesso e progressão em determinadas áreas.
Mas os exemplos de referência nacionais e internacionais de mulheres de sucesso no setor inspiram também um futuro de mudança. O que está a acontecer e como desenhar um futuro mais aberto à Tecnologia no Feminino?
Esta e muitas outras questões foram abordadas pelo painel de oradoras especializadas: