HIGHLIGHT
A presente ideia propõe a criação de uma tinta oticamente variável (OVI) sem precedentes, baseada em nanoestruturas de óxido de titânio. Este material, de baixo custo, amigo do ambiente, inerte e abundante na Terra, está presente no nosso dia-a-dia, pois muitas das superfícies e itens com pigmentação branca contêm este composto.
A maior vantagem das estruturas propostas está relacionada com o facto de serem partículas à nanoescala, compostas por um material de elevado índice de refração, o que permite uma forte interação com a luz a frequências de ressonância sintonizáveis na gama do UV-visível.
Propõe-se a criação de uma tinta OVI inovadora, de baixo custo e facilmente escalável, que poderá ser usada, por exemplo, na impressão de documentos e selos de segurança, apresentando a possibilidade única de variação ótica visível ou invisível ao olho humano. Prevê-se que esta tecnologia seja rapidamente comercializável no mercado de anti-contrafação que está a crescer globalmente a uma taxa anual de 20%.
Equipa promotora:
Equipa de Nano-Fotónica do Prof. Manuel João Mendes
Prof. Manuel J. Mendes
Especialista em nanofotónica para gerenciamento / manipulação de luz em optoeletrónica e aplicações de energia. Autor de 2 patentes nos EUA e coordenador de 5 projetos (3 nacionais, 2 europeus).
Prof. Hugo Aguas
Doutorado em 2005 em Engenharia Optoeletrónica. Coordenou 7 projetos nacionais e foi responsável por vários projetos nacionais e internacionais como o projeto H2020 APOLO.
Dr. Ana Mouquinho
Especialista em química e nanoestruturas para gestão de luz, nomeadamente desenvolvimento de síntese de nanopartículas coloidais e métodos de revestimento húmido para substratos fotónicos que permitem a captura de luz.
Dr. Daniela Gomes
Desenvolve soluções nanotecnológicas para aplicações multifuncionais, com principal especialização em estruturas de nanopartículas de TiO2 para fotocatálise e microscopia/caracterização em nanoescala.
Dr. Iñigo Ramiro
Especialista na investigação das propriedades optoeletrónicas de materiais com estrutura quântica para aplicações de recolha de luz. Doutorado em Energia Solar Fotovoltaica.
Dr. U. Deneb Menda
Investigadora de pós-doutorado liderando o tema de células solares de perovskita em camadas de óxido, principalmente em TiO2, com soluções e técnicas baseadas em vácuo, bem como aplicação em substratos flexíveis.
MSc. Tiago Mateus
Técnico e engenheiro de laboratório de sala limpa, especialista em técnicas de deposição de filmes finos. Doze anos de experiência na produção e caracterização de materiais/dispositivos fotónicos/fotovoltaicos.
MSc. Miguel Alexandre
Especialista em simulações de óptica quântica, método de perturbação k.p e análise óptica detalhada de nano/ microestruturas fotónicas através dos métodos numéricos FDTD e TMM.
MSc. Pedro Centeno
Experiência em engenharia de interface aplicada a revestimentos nano-fotónicos com recursos de autolimpeza. Recentemente envolvido no desenvolvimento de novos filmes finos de tetraedrita para optoeletrónica.
MSc. Jenny Boane
Aluna de doutorado a desenvolver métodos de padronização de litografia coloidal para a fabricação escalonável de nano/microestruturas fotónicas. Especializada na síntese química de partículas coloidais.
MSc. Guilherme Ribeiro
Aluno de doutorado com avanços no tópico da tecnologia de semicondutores nanoestruturados quânticos com base em hosts de largura de banda larga incorporados a matrizes de nanopartículas coloidais.
MSc. Sirazul Haque
Especialista em modelagem eletromagnética e em materiais com métodos FDTD e FEM, visando a otimização de estruturas de gestão de luz para optoeletrónica fotónica aprimorada.