CONHEÇA O NOSSO JÚRI

Um painel de excelência na representação da inovação nacional

Maria Manuel Leitão Marques

Maria Manuel Leitão Marques

Presidente do júri edição 2020. Professora catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Professora catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde 2003 e Investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais daquela faculdade desde 1979. Foi ministra da Presidência e da Modernização Administrativa no XXI Governo Constitucional de Portugal. É atualmente Deputada no Parlamento Europeu.

Recebeu em 1997, o Prémio Gulbenkian das Ciências Sociais e Humanas, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Enquanto Ministra, promoveu projetos na área da inteligência artificial, e sempre esteve na sua atenção os riscos inerentes ao desenvolvimento tecnológico e científico assim como a importância das questões éticas, as quais na sua opinião tem de fazer parte da investigação e dos avanços neste domínio.

José Ramalho Fontes

José Ramalho Fontes

Especialista em Engenharia e Gestão Industrial pela Ordem dos Engenheiros. Membro da Direção da AESE Associação de Estudos Superiores de Empresa.

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto (1971), José Ramalho Fontes é Especialista em Engenharia e Gestão Industrial pela Ordem dos Engenheiros.

Na AESE, Associação de Estudos Superiores de Empresa, integra o grupo promotor e membro da direção, desde a fundação, em 1980. Foi Diretor-Geral da AESE – Escola de Direção e Negócios, de 2002 a 2014.

Entre vários outros projetos específicos, lançou os programas de saúde na AESE e a Cátedra de Iniciativa Empresarial, que esteve na origem de Naves, SCR, sociedade de apoio a iniciativas empresariais dos Alumni. Esteve na origem dos Programas da AESE em Angola e no lançamento das Conferências da EFMD com escolas de negócios em África.

Elvira Fortunato

Elvira Fortunato

Cientista, investigadora e professora catedrática Vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa.

Cientista, investigadora e professora catedrática, foi também coordenadora da equipa vencedora da primeira edição do prémio IN3+.

É pioneira mundial na eletrónica de papel, nomeadamente em transístores, memórias, baterias, ecrãs, antenas e células solares. É atualmente vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa.

Ao longo da sua carreira de investigação recebeu diversos prémios como o Primeiro prémio na área de engenharia atribuído pela Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação (ERC), Prémio Femina por mérito na ciência; Medalha Blaise Pascal (ciência dos materiais) atribuída pela Academia Europeia das Ciências, e também Medalha Czochralski (ciência dos materiais) atribuída pela Academia de Ciências Polaca em conjunto com o E-MRS (European Materials Research Society).

João Tiago Silveira

João Tiago Silveira

Professor na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Membro da Direção do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas. Secretário-Geral do Centro de Investigação de Direito Público.

Doutorado em Direito e Professor na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, nas áreas do Direito Administrativo, Contencioso Administrativo, Direito do Urbanismo e Direito Constitucional, João Tiago Silveira desempenha funções de Membro da Direção do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas e Secretário-Geral do Centro de Investigação de Direito Público.

Tem atividade relevante no setor privado enquanto consultor na sociedade de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados e é árbitro-presidente nos tribunais arbitrais do Conselho Económico e Social e árbitro no Centro de Arbitragem Administrativa.

Desempenhou vários altos cargos públicos, entre os quais os de Secretário de Estado da Justiça, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Diretor do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça.

Nessas funções concebeu e executou iniciativas nas áreas da simplificação dos registos, notariado e propriedade industrial, utilização das novas tecnologias nos tribunais, better regulation, reabilitação urbana, resolução alternativa de litígios e Reforma do Contencioso Administrativo.

Pedro Pinto

Pedro Pinto

Subdiretor de informação da TVI. Professor na Universidade Autónoma de Lisboa.

Jornalista, subdiretor de informação da TVI e professor na Universidade Autónoma de Lisboa desde 1997, nos departamentos de Relações Internacionais e Ciências da Comunicação.

Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo ISEG, com uma tese sobre a integração económica do Mercosul, é investigador do Observare e doutorando em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia.

Tem dois romances históricos publicados: Serpa Pinto, o Mistério do Sexto Império, e O Último Bandeirante, igualmente distribuído no Brasil.

Sílvia Garcia

Sílvia Garcia

Responsável do Laboratório de Inovação da INCM.

Atual responsável pelo Laboratório de Inovação da INCM (Imprensa Nacional da Casa da Moeda), Sílvia Garcia é doutorada em Biotecnologia com pós-graduação em gestão industrial e licenciatura em Engenharia Química pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Com mais de 10 anos de experiência na indústria, referindo-se à sua experiência em coordenação e execução de projetos de R&D e engenharia. Nos últimos anos tem trabalhado na área da inovação, focada no desenvolvimento de ideias e sua implementação através de projetos multidisciplinares de I&D (nacionais e internacionais) com o objetivo de promover novas áreas tecnológicas.

Durante a sua atividade, tem orientado alunos de doutoramento e mestrado, como assessora de empresas, e revisão de artigos científicos.

AS IDEIAS PODEM MUDAR O FUTURO.
FAÇA A SUA CANDIDATURA