QUANTSECURE

AUTENTICAÇÃO COM IDENTIFICADORES FOTÓNICOS QUÂNTICOS NÃO CLONÁVEIS

QuantSecure pretende solucionar o problema da limitada segurança existente nos procedimentos utilizados na autenticação de dispositivos, objetos ou utilizadores.

QuantSecure combina elementos de segurança de elevado desempenho, como é o caso das funções físicas não clonáveis – PUFs, com soluções inovadoras baseadas nas propriedades quânticas da luz, garantindo a completa inviolabilidade do procedimento de autenticação.

CONHEÇA A EQUIPA

Paulo André

Paulo André

Biografia

Licenciado e doutorado em Engenharia Física, sendo atualmente Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico.

As suas atividades de investigação abrangem o estudo e desenvolvimento de componentes fótonicos e optoeletrônicos para aplicações em sensoriamento, energia e telecomunicações, abrangendo tanto o domínio clássico quanto o quântico.

É um mentor da ideia de utilização de PuF para a identificação ubíquo de pessoas e objectos, contribuindo com a sua experiência para a implementação experimental dos sistemas fotónicos necessários à concretização do projeto.

Rute Ferreira

Rute Ferreira

Biografia

Licenciada em Engenharia Física e com doutoramento em Física, é atualmente Professora Associada c/ Agregação no Departamento de Física da Universidade de Aveiro.

Os seus interesses científicos centram-se no estudo das propriedades de luminescência e optoelectrónicas de materiais com vista a aplicações na área da fotónica, conversão fotovoltaica e sensores óticos móveis.

Nos últimos anos, no âmbito da Internet das coisas dedicou-se ao desenvolvimento etiquetas inteligentes, com vista ao rastreamento e autenticação através de um telemóvel. 

É mentora da ideia de utilização de materiais luminescentes para a geração de padrões óticos para autenticação, contribuindo com a sua experiência para o desenvolvimento e processamento dos materiais fotónicos necessários à concretização do projeto.

Emmanuel Zambrini Cruzeiro

Emmanuel Zambrini Cruzeiro

Biografia

Obteve licenciatura e mestrado em engenharia física na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) e o doutoramento em física na Universidade de Genève.

A sua investigação foca-se na teoria da informação quântica, correlações quânticas, comunicação quântica e ótica quântica.

Atualmente é investigador no Instituto de Telecomunicações (IT) e Professor Auxiliar convidado no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico. Dirige o laboratório de fotônica quântica (QuLab) no IT, e contribui ativamente tanto a nível teórico como experimental no desenvolvimento das tecnologias quânticas.

Investiga atualmente o conceito de PUF quântica a nível teórico e experimental, e desenvolve tais sistemas fotônicos no laboratório em colaboração com os outros membros da equipa, para aplicações em identificação resistente a ataques por computadores quânticos.

Paulo Mateus

Paulo Mateus

Biografia

Licenciou-se e doutorou-se em Matemática e é atualmente Professor Catedrático no Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico.

Lidera uma equipa cuja investigação se centra na demonstração da segurança de sistemas criptográficos contra ataques quânticos, conhecida como criptografia pós-quântica, e na utilização de sistemas quânticos para melhorar a segurança, chamada criptografia quântica.

De momento, está a investigar que protocolos criptográficos são robustos a ataques quânticos usando PuF’s.

CONHEÇA AS OUTRAS IDEIAS FINALISTAS
DA 4.ª EDIÇÃO DO PRÉMIO IN3+