O projeto PeT enfrenta o conflito entre transparência e privacidade no tratamento de dados em serviços de base digital, ao permitir a validação de indicadores-chave de desempenho publicados sem revelar os dados subjacentes.
Para isso, alinha requisitos com incentivos às diferentes partes interessadas, e com a participação de uma instituição terceira prestadora de serviços, tirando partido do estado da arte da gestão de dados e criptografia.
Constrói assim uma solução inovadora para a atestação de interações de utilizadores finais / utentes dos serviços, bem como das consultas efetuadas por watchdogs independentes, resultando num aumento da transparência, que dará ao público mais confiança nas instituições.
Software backend para o fornecedor do serviço (tratamento de dados e publicação de informação agregada): que alavanca investigação recente em sistemas de gestão de dados conhecidas como polystores para integrar bases de dados existentes com a funcionalidade criptográfica.
Software frontend para o utente final, sob forma de uma aplicação móvel que sirva como carteira para os certificados obtidos na interação com os serviços e para a sua verificação.
Software backend para a entidade independentem que assegura os serviços de verificação e, implicitamente, de identificação e autenticação.
Do ponto de vista do utente, a solução permitirá obter do serviço que quer comprovar a sua integridade um certificado que atesta o seu pedido. Este certificado é digital sob a forma de um código alfanumérico curto ou um código QR para fácil armazenamento e utilização através de uma aplicação para dispositivos móveis.
A entidade independente proporciona, monetizando, ao utente e a watchdogs a consulta e verificação da informação necessária para aferir o desempenho (por exemplo, estatísticas do serviço ou posição na fila de espera). Isto permite comprovar a integridade desta informação e indiretamente do funcionamento do serviço, gerando confiança.
A INCM desempenharia o papel de entidade independente na arquitetura proposta, realizará os seus objetivos nas áreas de governo tecnológico e sustentabilidade e eficiência interna, alavancando o know-how existente em tecnologias de autenticação e identificação.
CONHEÇA A EQUIPA
Ana Nunes Alonso
Biografia
Investigadora Sénior no Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC e Professora Convidada na Universidade do Minho.
Os seus interesses de investigação incluem sistemas distribuídos confiáveis de gestão e processamento de dados e diferentes mecanismos de tolerância a faltas.
José Orlando Pereira
Biografia
José Orlando Pereira é Investigador Sénior no INESC TEC e Professor Associado na U. Minho.
Os seus interesses de investigação focam-se em sistemas distribuídos confiáveis e principalmente com aplicação à gestão de dados.
Nuno Faria
Biografia
Nuno Faria é investigador no INESC TEC e Professor Convidado Auxiliar na Universidade do Minho.
Os seus principais focos de investigação centram-se na gestão de dados distribuídos em grande escala.
Participa também em tarefas de desenvolvimento de software e de administração de bases de dados.
Rui Carlos Oliveira
Biografia
Rui Carlos Oliveira é Investigador Sénior no INESC TEC e Professor Associado na U. Minho.
Os seus interesses de investigação e inovação focam-se em sistemas escaláveis de gestão e processamento de dados que preservem a privacidade e confidencialidade da informação.